the NachtKabarett

This is a translation.
For the original article, click here.
Bookmark and Share

All Writing & Content © Nick Kushner Unless Noted Otherwise
In collaboration with Gilles R. Maurice
Translation by: Heather Quick

Detalhe da foto embaixo da caixinha do CD, reproduzindo o interior de um livro de orações, a página da esquerda sendo frontispício de um santuário da Nossa Senhora do Rosário, a direita mostrando os créditos do álbum ao invés da página original. Uma representação da Nossa Senhora da Pompeia, a aparição cujo inspirou a elaboração da Novena em 1884.

O encarte do álbum o vivo do Marilyn Manson, "The Last Tour on Earth" contém uma montagem dos momentos mais memoráveis da turnê "Rock is Dead" combinado com fragmentos de textos religiosos que implementam várias referências Bíblicas presentes nas músicas performadas e cenário teatral durante a turnê. Embora as passagens relacionem-se com os eventos-chave do Novo Testamento, suas origens reais podem ser encontradas em uma fonte levemente diferente da Bíblia: A Novena do Rosário de Nossa Senhora, um livro de 1884 dedicado à Maria, correspondendo a cada conto do Santo Rosário, e recontando os eventos principais da vida de Cristo através da visão de sua Mãe. As passagens escolhidas, ou Mistérios (a Apresentação, a Crucificação, e a Ressurreição) serviram perfeitamente para a narração de Manson durante a turnê (e sua então "Diptych"), sua identificação com o Anti/Cristo Mecânico, em seu decorrente conceito do Celebritarianismo. Os fragmentos, manipulados e associados com o elemento fogo nesse livro de recados infernal sugere um livro de orações profanado, que é remanescente das páginas da Bíblia rasgadas por Manson na performance da "Antichrist Superstar" (uma sequência capturada no encarte).

"Este não sou eu, eu não sou Mecânico... (x4)"

Marilyn Manson, Inauguration of the Mechanical Christ

Primeira parte do encarte desdobrado, com os primeiros versos superimpostos da Apresentação do Filho de Maria, fazendo paralelo à sequência da emergência da "Antichrist Superstar" ("Nosso Anticristo está quase aqui"), e o surgimento da cruz de TV ou "Inauguração do Cristo Mecânico" (uma reapropriação da "Inauguração do Verme" do "Antichrist Svperstar"). O aspecto da narrativa, bem como a apresentação da criança, é também uma continuidade com a passagem 12 do Apocalipse no nascimento do "filho homem" (associado à persona do Anticristo do Manson) reproduzido no encarte do "Antichrist Svperstar." O fragmento lê "Eu humildemente rogo:" e "10 [Ave Marias]" e sarcasticamente demonstra o jeito que esses pregadores são mecanicamente repetidos, e tambem faz relação com a própria repetição da frase "This isn´t me, I´m not Mechanical." A outra frase colada também (originamente "Printers to the Holy Apostolic See" e "Printed in U.S.A." a partir dos créditos dessa versão do Livro) é rearranjada seguindo intenções parecidas.

IV - A APRESENTAÇÃO
(Às vezes chamada de "A Purificação")

Doce Maria, meditando no Mistério da Apresentação, com, em obediência à Lei de Moisés, tu fizeste presente tua Criança no Templo, onde as primeiras gotas de Seu precioso sangue foram derramadas, e onde o santo profeta Simeão, pegando a Criança em seu colo, agradeceu a Deus por poupá-lo a observar seu Salvador e predisse teus sofrimentos pelas palavras: "Tua alma também é uma espada e há de furar..."

Eu humildemente rogo:

Nosso Pai, 10 Ave Marias,
Glória seja o Pai.

Do Joyful Mysteries of the Rosary Novena to Our Lady
A Crucificação do Cristo Mecânico, e Ressurreição através do fogo, no outro fim do mesmo lado do encarte, paralelado com outro, passagem do Mistério da Apresentação transcito de cabeça para baixo acima e relacionado com a premonição de Maria quanto ao martírio de Cristo.

V - A CRUCIFICAÇÃO

A triste Maria, meditando no Mistério da Crucificação, quando, tirado Suas roupas, teu Filho Divino foi pregado na Cruz, onde ele morreu após três horas de agonia indescritível, durante o tempo no qual Ele implorou para Seu Pai perdão ao Seus Inimigos,

Eu humildemente rogo:

Nosso Pai, 10 Ave Marias,
Glória seja o Pai.

Do Sorrowful Mysteries of the Rosary Novena to Our Lady
Seguinte à Apresentação, uma montagem com fotos dos membros da banda com fragmentos selecionados superimpostos/colados do Mistério da Crucificação relacionados ao sofrimento e terrível morte de Cristo, e arranjado muito como os slogans dos tabloides, um elemento percursor no
conceito do Celebritarianismo usado mais tarde pelo Manson, onde também ecoa temas do single do álbum, "Astonishing Panorama of the Endtimes." O evento final do martírio de Cristo parcialmente relaciona-se ao título da música "The Last Day on Earth," e o título do álbum deriva-se disso: "The Last Tour on Earth."

V - A RESSURREIÇÃO

Gloriosa Maria, meditando no Mistério da Ressuirreição do Nosso Senhor a partir dos Mortos, quando, na manhã do terceiro dia após Sua morte e enterro, Ele surgiu dos mortos e apareceu para ti, querida Mãe, e preencheu teu coração com alegria inefável; então apareceu para as santas, e Seus discípulos, que O adoraram como um Deus,

Eu humildemente rogo:

Nosso Pai, 10 Ave Marias,
Glória seja o Pai.

Eu amarro essas rosas abertas como uma petição para a virtude da FÉ e humildemente deita esse buquê a teus pés.

Do Glorious Mysteries of the Rosary Novena to Our Lady
Detalhes da parte de trás do encarte desdobrado, com fragmentos do Mistério da Ressurreição de Cristo perdido em outra montagem demônica no estilo de livro de recados, a composição e verticalmente do que enfatiza essa impressão de Ressurreição e Ascenção, também sublinhado pela seta no chão. Muito como a inclusão do "Eu humildemente rogo: x10" note como o fragmento hipertrofiado, mas ainda dissimulado lê "Faith" (NT: "Fé") (já deixado em evidência em itálico no texto original), denota outra visão sarcástica da lavagem cerebral mecânica que tal ritualizmo pode induzir.

Maria, misericórdia/Mas nós rezamos como insetos/E nosso mundo está tão feio agora

Marilyn Manson, Great Big White World
Mechanical Animals
Screenshot do vídeo da "Coma White" mostrando um breve closeup de uma estátua representando a Nossa Senhora de Guadalupe. Screenshot do vídeo da "(s)AINT" com o uso corrupto do Santo Rosário, em disfarce de um torniquete para a injeção do Manson.

Oh Maria, Maria, Ser este jovem é oh, tão assustador
Maria, Maria, Ser este jovem, eu estou oh, tão assustado

Marilyn Manson, Long Hard Road Out Of Hell
Trilha Sonora do filme Spawn
Screenshot do vídeo da "Long Hard Road Out of Hell" mostrando o Manson como uma Maria elaboradamente ornamentada, na maneira das estátuas coroadas de Maria veneradas em santuários ou durante as procissões Católicas (mais notavelmente a Nossa Senhora de Manaoag), e a pose Baphomética.

O garoto que você amou é o homem que você teme

Marilyn Manson, Man That You Fear
Antichrist Svperstar
Screenshots do vídeo da "Man That You Fear" mostrando o Manson e uma figura Bíblica feminina que pode relacionar-se tanto à Santa Maria Madalena e a Virgem Maria, dependendo se você se vê na perspectiva do Homem ou do Garoto, em um cenário que parece um encontro entre John Waters e Alejandro Jodorowski.
Screenshot evocando a figura de Maria como a mãe, a concepção imaculada e a natividade."E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos" João 11:2
Screenshots evocando doloroso episódio de Pietà, com Maria como uma "Mater dolorosa" embalando o corpo morto de Jesus antes de seu sepultamento, um assunto notavelmente imortalizado por Michelangelo (direita, Basílica de São Pedro, Roma). Embora muito do vídeo do Manson seja remanescnete de "The Lottery" de Shirley Jackson, esses elementos também se fazem muito próximos a uma recontagem do último dia de Cristo na Terra, a punição máxima com a atiração de pedras substituindo a crucificação tradicional.
Como uma referência muito mais elusiva, o selo MMC usado pelo Manson em sua era "perdida" Celebritarian Corporation em 2006, carrega muito mais semelhanças ao monograma Auspice Maria, uma representação de Maria que é frequentemente usada como uma contraparte feminina do Cristograma, outro símbolo religioso que Manson pegou emprestado. O balanço e perfeita simetria de ambos os símbolos e o particular entrelaçamento da letra são bastante similares.

 

S e e   a l s o   o n   T h e   N A C H T K A B A R E T T :


LAST TOUR ON EARTH - ONLINE FLASHCARD | Along with the song preview websites, from 1999 to 2003 Manson released six flashcard previews from The Last Tour On Earth, Holy Wood & The Golden Age Of Grotesque. Many of these flashcards contain hidden images & symbols which relate to the imagery of each era they are a part of.

The Last Tour on Earth flashcard, presenting a preview of Astonishing Panorama of the Endtimes exploited the same imagery that was used for the album art.

Click for full article