the NachtKabarett

This is a translation.
For the original article, click here.
Bookmark and Share

All Writing & Content © Nick Kushner Unless Noted Otherwise
Translation by: Lígia Freiberger and Heather Quick

the Mechanical Christ

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
Apocalipse 1:13-14
Manson com olhos em chamas no estilo Warhol, o Cristo Mecânico crucificado.
E virei-me para ver quem falava comigo... e os seus olhos eram como chama de fogo;
Apocalipse 1:12,14

No livro Apocalipe, a segunda vinda de Cristo é descrita mencionando Jesus vestindo uma única roupa branca, o que Manson fez no vídeo (note que a roupa de Manson é uma peça só e não duas, seguindo esta teoria); Manson usa uma auréola pélvica dourada, o que é estranho suficiente, também parece com a faceta da Árvore da Vida, o primeiro Chakra que brota dos leões, tendo cabelo tão branco quanto lã (como Manson fez); e olhos de fogo que para toda a Era Mechanical Animals, Manson adotou a lente vermelha para fazer um paralelo com Cristo e é a única vez que esta troca da cor do olho foi utilizada.

Esquerda: As "mãos xerocadas" do Cristo Mecânico, aparecendo quase subliminarmente quando Manson está esperando pela consulta médica e revelando um tipo de estigmata gangrenoso causado pelas agulhas usadas para o consumo de drogas, e que causa sua amputação. Direita: Os Reis Magos esperando o Cristo Mecânico.

Isto não é uma coincidência. Existe inclusive uma foto que mostra “END” em uma placa de estrada que atua como uma referência ao Alpha & Omega, o começo e o fim como detalhado no livro Apocalipse (e Omega sendo a personagem principal durante a era). A vinheta de abertura do vídeo descreve os três Reis Magos na manjedoura no nascimento de Cristo, como se estivessem esperando a inauguração do Cristo Mecânico; com o álbum em si agindo como um complemento para o paralelo com Lúcifer do "Antichrist Svperstar", enquanto o "Mechanical Animals" faz um paralelo entre Manson e Cristo.

Nota aos leigos: a "Inauguration of the Mechanical Christ" foi a intro da turnê Mechanical Animals.

O Fim, Omega & Cristo Mecânico.

"Deus está na TV"

Marilyn Manson, Rock Is Dead
Screenshot de uma cena deletada do filme cult "The Holy Mountain" (1973) de Alejandro Jodorowski, e a inspiração
original para a cruz de TV do "Mechanical Animals" de acordo com o próprio mestre.

 

"Esse não sou eu... Eu não sou mecânico (x4)"

Marilyn Manson, Inauguration of the Mechanical Christ

Esquerda: O Cristo Mecânico surgindo no palco durante a turnê Rock is Dead, como visto no encarte do álbum ao vivo "The Last Tour on Earth."

Direita: Quadro surrealista "Christus Hypercubus," de Salvador Dalí, 1954. Uma possível influência para a cruz de TV. Manson mais tarde continuaria a buscar sua inspiração em outro trabalho místico de crucificação de Dalí, para sua performance em palco da "Cruci-Fiction in Space" em 2001...

Ao longo da turnê em 1999, outra versão da cruz, mais próxima à invenção de Jodorowsky, surge como um objeto do palco que é lavantada com o Manson crucificado nela, ampliada e eventualmente incendiada a la Ku Klux Klan, criando uma narração que prefigura a filosofia Celebritarian do Manson, enquanto fica na veia de sua evocação constante e provocativa do Fascismo no expressionismo. Para ambos os casos, a imagem resultante e combinação geral pode ser vista, sem dúvida alguma, como um símbolo precedente ao da Arma Cruxifixo do "Holy Wood".

A cruz de TV durante a turnê Rock is Dead e subsequentemente sendo incendiada durante o "Hell Outro" da performance da "Sweet Dreams (Are Made of This)".

"Marilyn Manson, o grande cantor de rock, vi uma foto dessa cena, eu acho, e foi usada em um festival. Ele usou essa cruz.

"A cena do filho do milionário foi tirada porque teimamos que pudessem considerar como abuso infantil, como pedofilia. Então e pensamos que... Não achei que fosse necessária."

Alejandro Jodorowsky, The Holy Mountain, comentário das cenas deletadas.
Screenshot da cena deletada do "The Holy Mountain" com a visão completa da cruz de TV do Jodorowsky.

"O menino está purificado pelos Deuses desistentes/Queimando sua cruz como uma revelação"

Marilyn Manson, Astonishing Panorama Of The Endtimes
Capa do "The Last Tour on Earth" com a cruz de TV em chamas, muito remanescente do cerimonial de cruzes flamejantes do Ku Klux Klan visado em intimidar os alvos Klan, e assim evocando a dicotomia de fé e glorificação de um lado, e ódio, destruição e blasfêmia de outro, mirado em uma sociedade ditada pela mídia e Cristianismo, e, de uma maneira perturbadora, ganhando em ressonância após os eventos de Columbine. A cruz também apareceu no cartão em flash da "Astonishing Panorama of the Endtimes".

A imagem mais tarde serviria como capa para o álbum ao vivo "The Last Tour on Earth", e também apareceu em itens de merchandise da era. A cruz de TV flamejante, então, atua como um novo logo que, curiosamente, constitue uma tentativa maldosa de mostrar a morte do Cristianismo após o massacre em Columbine. Manson seguiria uma sarcástica direção ao longo da era Holy Wood, como detalhado em nosso artigo: Holy Wood & Salmo 23.

"Mate seu Deus/Mate sua TV"

Marilyn Manson, Astonishing Panorama Of The Endtimes
Esquerda: Rosto do Manson com uma atitude Crística e olhos em chamas, e rodeado por uma auréola mecânica com a fonte "Matrix" na capa do single da "Rock is Dead"
Direita: Manson usando a roupa "peru satânico" no vídeo da "Rock is Dead", esticando seus braços com chamas verticais ascendentes ao fundo.
Manson como um Cristo Texano queimado durante o EMA na Irlanda em 1999, com a tradicional tanga e a cruz de TV queimando ao fundo, encenando sua própria destruição e ressurreição/sobrevivência, nu em frente aos seus inimigos logo após Columbine. Essa performance altamente simbólica da "Rock is Dead” marcou a destruição da era Mechanical Animals, e anunciou as temáticas do "Holy Wood" (leia Holy Wood & Salmo 23).

 

S e e   a l s o   o n   T h e   N A C H T K A B A R E T T :



EL TOPO, HOLY MOUNTAIN & SANTA SANGRE | 3 films by the controversial director Alexandro Jodorowsky. This photoshoot from the Mechanical Animals era shows Manson as a Cowboy android who shares similarities with Jodorowsky's character El Topo, himself paralleled with Christ in the eponymous film. Thereby Manson is evoking a variation of the Mechanical Christ. Besides the TV cross mentionned above, Holy Mountain also includes a scene that shows Christ destroying his plaster copies, which is echoed in Manson's video The Dope Show...

Click for full article


THE LAST TOUR ON EARTH - ARTWORK | "O most sorrowful Mother Mary, meditating on the Mystery of the Crucifixion, when, having been stripped of His garments, thy Divine Son was nailed to the Cross, upon which He died after three hours of indescribable agony, during which time He negged from His Father forgiveness for His enemies, I humbly pray : (...) ." The Fifth Sorrowful Mystery from The Rosary Novena to Our Lady.

Inauguration, Crucifixion, and Resurrection through fire of the Mechanical Christ as illustrated in the artwork for The Last Tour on Earth live album.

Click for full article


'IMITATION OF CHRIST' | "She tells me I'm a pretty bullet, an imitation Christ / I've got love songs in my head, killing us away" ; lyrics to 'The Love Song', one of the most signature tracks on 'Holy Wood' which illustrated the ethos of what the album represents; an indictment of growing up in America's violently predisposed, death obsessed culture. This specific verse illustrates the persona of Christ which Manson portrayed on the album's cover along with the themes within, but is also a reference to a 15th Century book on Christian Mysticism : 'The Imitation of Christ'. A glimpse at all of Marilyn Manson's Christ-like incarnations.

Click for full article


MARILYNMANSON.COM v3.0 - SYNESTHESIA ARCHIVE | The Synesthesia Archive section featured in the 2006 incarnation of MarilynManson.com reveals an interactive version of the Manson-esque parody of the Marilyn Monroe cascading portraits by Andy Warhol, each picture revealing the logo of a released album or EP when hovering on it. Amongst the several logos of past and upcoming eras, a detail catches the attention : a stylized version of the TV cross set on fire from The Last Tour on Earth album cover, thus confirming the fact that this element, in its shape, signification and utilization, can be considered a prototype for Manson's gun crucifix.

Click for full article