the NachtKabarett
For the original article, click here.
All Writing & Content © Nick Kushner Unless Noted Otherwise
Translation by: Heather Quick
A influência literária mais prevalecente do álbum e estado do Manson é "Lolita" de Vladimir Nabokov, um dos livros mais notórios do século XX. A música "Heart-Shaped Glasses" é o aceno mais óbvio ao "Lolita" e de acordo com o Manson, Evan Rachel Wood também é uma grande fã do Nabakov e intencionalmente usou um óculos em formato de coração em um encontro quando o relacionamento dos dois tornou-se romântico.
Conexões com a novela são muito mais profundas do que uma simples "piada interna" entre Manson e Evan sobre a diferença de idade dos dois e deveria ser notado que o óculos em fromato de coração que está associado com "Lolita" só aparece no poster promocional e na capa da adaptação cinematográfica feita por Stanley Kubrick, e não no filme em si ou no livro.
Deveria ser notado como um prefácio que o próprio Vladimir Nobokv teve uma condição conhecida como "sinestesia," onde o sentimento de outra pessoa está acoplado em suas percepções. Isso é digno de nota na medida que, por perto de um ano, o MarilynManson.com conteve uma seção chamada "Synesthesia Archive." Como revelado pelo Manson - que foi capa da revista SPIN em 2007 - Nabokov foi o primeiro tradutor de "Alice no País das Maravilhas" em Russo (seu idioma principal). Claro que isso está conectado com o projeto "Phantasmagoria: The Visions of Lewis Carroll." O que foi notado por Manson, no entanto, é que adicionalmente Nabokov foi o primeiro tradutor russo dos trabalhos de Edgar Allan Poe, cujo Manson também tem referenciado frequentemente desde 2003. Nobokov é também o autor de uma história intitulada "Invitation to a Beheading" que Manson citou dualmente como uma inspiração signifcativa no "Eat Me, Drink Me":
Eu fui convidado a uma decapitação hojeMarilyn Manson na faixa título do "Eat Me, Drink Me"
"Lolita," como uma novela, apesar do protagonista ser saliente e objetivo, é uma história de amor em um lindo trabalho da língua Inglesa com ricas camadas de metáforas e jogos de palavras que o próprio Manson é fascinado. A história é escrita da perpectiva de "Humbert Humbert" de trás das paredes de uma prisão por assassinato que apenas faz alusão ao assassinato do homem que tirou sua Lolita, Dolores Haze, de perto dele. Humbert é um professor que, depois de perder seu primeiro amor púbere antes que seu relacionamento fosse totalmente consumado, ele desenvolveu um fetiche por um grupo de garotas que ele chama de "ninfetas.” Essa ninfetas não são garotas inocentes, ou nem são garotas pela visão de Humbert, mas na verdade são mulheres fatais que têm entre 12 e 14 anos, antes de alcançarem o estágio de maturidade para virarem mulheres. Após um punhado de relacionamentos que não deram certo e vistias a bordeis, ele percebe que nenhuma mulher pode se comparar aos prazeres surreais de uma ninfeta, e se elas aparecem para realizar o desejo, agulhas metafóricas, como os pelos que estão para nascer nas pernas de uma mulher, mas com aspecto de ninfetas estouram os balões de seu êxtase temporal. Por acaso (ou destino) ele chega na casa de Charlotte Haze, uma viúva, que ele está procurando prospectivamente, e idealmente um homem alto e bonito como Humbert, está alugando o quarto de sua casa pelos meses de verão. Embora adulando o pensamento de passar um momento sozinho consecutivo na casa vistosa, onde a dona entusiasmada dá em cima de Humbert Humbert, o destino invertou, como já era esperado e a filha de Charlotte estava tomando banho de sol no exato momento que o homem chegou no quintal da casa e viu a ninfeta mais divina que nosso protagonista poderia sonhar.
Através de fantasias e o namoro disfarçado com Lolita de 12 anos, Humbert escreve em êxtase em seu diário:
Um náufrago. Um atol. Sozinho com a criança do passageiro afogado. Querida, isso é apenas um jogo!Humbert Humbert em "Lolita"
Isso é apenas um jogo, isso é apenas um jogoMarilyn Manson na faixa título do "Eat Me, Drink Me"
Esquerda: capa de "Lolita" de Nabakov (essa é a cópia pessoal do autor). Direita: a foto polaróide notavelmente similar dentro do encarte do "Eat Me, Drink Me." |
Screenshots do vídeo da "Heart-Shaped Glasses" mostrando um closeup similar da boca da Evan Rachel Wood, e uma chuva orquestrada de polaróides similares da boca da Evan; a mesma polaróide que foi usada no encarte do álbum. |
Trama resumida, Humbert percebe que o método mais seguro de continuar perto de sua Lolita é pedir a mãe dela em casamento. Depois de descobrir as verdadeiras intenções de Humbert pelo seu diário trancado, a devastada "Haze Woman" em uma exaltação pela raiva do fim do relacionamento é atropelada pelo carro de um vizinho na sua própria entrada da garagem. Essa série de eventos é a reviravolta da novela onde Lolita está completamente em posse de seu novo padrasto.
São 6am de NatalIf I Was Your Vampire
O "Eat Me, Drink Me" começa com a balada gótica "If I Was Your Vampire," onde começa com o trecho "São 6am de Natal..." Em 2006, onde Manson elaborou esse momento reveldor em tempo real, no momento que ele recebeu o telefonema de que seu casamento havia acabado. O álbum em um senso começou desse ponto, enquanto cada morte natural dá o nascimento a um novo começo.
Em um caso de extrema sincronia da vida fazendo um paralelo da arte, 6am marcou a primeira vez que Humbert e Lolita fizeram amor.