the NachtKabarett
For the original article, click here.
todo conteúdo escrito © Nick Kushner a não ser quando anotado ao contrário
traduzido porRafael Bueno
Manson frequentemente evocou e utilizou o simbolismo de Mercúrio em sua arte. Na mitologia romana Mercúrio é o nome do Deus Hermes, o portador do conhecimento e mensageiro dos deuses e através do Mercúrio como um elemento e símbolo tornou-se sinônimo de habilidades intelectuais, poéticas e artísticas. E com isso dito, o incorporamento feito por Manson do simbolismo deve ser muito claro. Na alquimia esse é o mais sublime dos elementos e sua personificação tomou a forma do Andrógeno; representado por meio-homem e meia-mulher. Essa imagem, obviamente, reflete a dualidade da luz e escuro, positivo e negativo, combinados como um, num perfeito equilibrio; Marilyn Manson. Isso é o que a representação de Manson representa na capa de Mechanical Animals.
Manson mais tarde revelou, antes do lançamento de Holy Wood que o título do album anterior era um anagrama para :
MAR1LYN MAN5ON OOOOO Mechanical Animals |
MAR1YN MAN5ON is an Alchemical Man (Marilyn Manson é um homem alquímico) |
Durante Holy Wood foi quando Manson na maior parte das vezes referia-se a si mesmo como Mercúrio, adotando o símbolo como seu próprio de várias maneiras. Uma dessas maneiras era o uso do Terceiro Pentaclo do Mercúrio no website TheLambOfGod.com durante o verão de 2000 como uma introdução para as novas imagens e temas de Holy Wood.
Direita; foto de Marilyn Manson e Dave Sardy, o produtor de Holy Wood, no verão de 2000, durante gravação. Acima deles pode ser vista a imagem do Andrógeno alquímico. Esquerda; |
Alchemy & Mysticism: The Hermetic Museum por Alexander Roob"A página introdutória de Aurora Consurgens é uma alegoria ao conhecimento, também conhecido como 'o vento do sul,' como um símbolo tanto do Espírito Santo como da totalidade da sublimação.
"Aqui, o vento do sul é representado por uma grande águia, gradualmente unindo os dois opostos. As três pernas nas quais o andrógeno fica em pé, refere-se ao 'de pé em três pés' o qual a replicância é exposta ao fogo. Depois da união, Sol diz para Luna, 'nós iremos nascer na ordem do mais antigo [isso é, 24 sublimações ou águias], então uma luz flamejante será derramada em mim e em você' (Senior Zadith, em: Aurora Consurgens)."
Mais duas retratações do Andrógeno Alquímico |
Alchemy & Mysticism: The Hermetic Museum por Alexander RoobEsquerda; "Ulmannus (começo do século XV) começou, como Jacon Böhme, com a livre escolha do homem entre os mundos do amor e do ódio. 'Aqui você tem três reinos nos quais você desejaria estar, seus trabalhos estão de acordo.' O homem é criado fora do sol duplo.' O sol interior, espiritual encorpora o divino hemafrodita. Ele é a personificação da alquimia altruísta, consistindo de 'Jesus, a pedra masculina da pureza' (Mercurius/Espírito) e 'Maria, a pedra fêmea do amor' (Luna/Corpo). Sua união com Deus o Pai (Sol/Alma), o 'petrolith,' que fortalece contra todas as tentações diabólicas. Buch der heiligen Dreifaltigkeit (Livro da Santa Trindade), Século XV"
Direita; "Este ser andrógeno é a natureza espectral e imodesta de 'Lucifer Anti-Cristo e sua mãe: um corpo e alma, fixado e volátil. Nele consistem as artes naturais deste mundo.' Suas raizes são os sete pecados capitais. As quatro coroas são os elementos, representados pelo mais baixo quadrante no sistema de Ulmannu: Marte (fogo), Venus (água), Saturno (terra), Jupiter (ar), 'os elementos trazem o bem e o mal, separados eternamente'. Eles são negativamente unidos no 'sol negro memorial'como 'sol lapis e metal corporeal.'Buch der heiligen Dreifaltigkeit (Livro da Santa Trindade), Século XV"
Direita; uma das imagens que aparecem piscando no DVD Guns, God & Government. Esquerda; a imagem original que aparece em Alchemy & Mysticism: The Hermetic Museum por Alexander Roob. |
"'Aqui nasce uma nobre imperatriz rica/ Os mestres disseram que ela é como a filha daqui. Ela se multiplica/ produz inúmeras crianças/ São imortalmente puras/ e sem nutrição. (...) Eu me tornei uma mãe/ e ainda permaneço uma donzela/ E estava na minha essência mentirosa. Que meu filho tornou-se meu pai/ Como Deus decretou num modo essencial. A mãe que me pariu/ Através de mim nascerá na Terra.' Rosarium philosophorum, 1550"
Junto com a representação de Mercúrio, a personificação de Manson como o Andrógeno também é simbólica na metade das músicas em Mechanical Animals. No trabalho artístico do album, na parte de trás da capa do mesmo é mostrado Manson vestido como Omega, o vocalista da banda fictícia 'Omega And The Mechanical Animals (Omega e os Animais Mecânicos)'. Ao invés da progressão das músicas serem cíclicas como em Antichrist Svperstar ou linear como em Holy Wood, Mechanical Animals representa a mesma era do tempo e espaço. Com a história contada com o Triptych dos albuns de Manson Antichrist Svperstar, Mechanical Animals e Holy Wood, uma história autobiográfica da vida de Manson, sobre um garoto crescendo e sendo influenciado pelo mundo e aguardando uma chance para mudá-lo, para começar uma revolução. Mas quando essa revolução foi decretada ela foi cessada, perigosa e qualquer método de mudança tornou-se outro produto. E o único meio de destruir a corrupção e para a revolução vazia é destruir o que você criou and e assim inerentemente, destruir você mesmo. Mechanical Animals representa o ponto na história de sua ascenção para a fama e onde a revolução torna-se outro mero produto. A metade do album representada por Omega And The Mechanical Animals mostra o lado público, o aspécto decadente e auto-indulgente disto. Contra a corrupção da da revolução, este lado do album é cheio de facetas no topo dos hinos vazios de desencatamento. A outra metade do album contudo, mostra não o lado público e indulgente, mas preferiu mostrar o conflito interno e não visto; a tristeza, inocência e sinceridade que foram perdidas diante dos holofotes. A capa do album reflete isso, apenas o lado reverso de Omega reflete a perspectiva indulgente e vazia disso. O Andrógeno demonstra sua frágil inocência infantil. E mais uma das representações esotéricas disso é que Manson possui seis dedos em sua mão esquerda. Numa pintura de Manson chamada 'Easter Sunday (domingo de páscoa)' (mostrada abaixo) ele tinha isto a dizer em consideração a mesma deformidade :
"Este já tem alguns anos. É uma pintura de Páscoa, um objeto de feriado. Ela tem seis dedos, o que eu também tive na capa de Mechanical Animals. É uma referência a Serafim, uma referência religiosa. Diziam que anjos tem seis dedos numa mão."Marilyn Manson,
Outono de 2002