the NachtKabarett

This is a translation.
For the original article, click here.
Bookmark and Share

todo conteúdo escrito © Nick Kushner a não ser quando anotado ao contrário
traduzido porRafael Bueno

Capa de Mechanical Animals com Manson como o Andrógino, uma versão anterior com características corporais mais ressaltadas

Manson frequentemente evocou e utilizou o simbolismo de Mercúrio em sua arte. Na mitologia romana Mercúrio é o nome do Deus Hermes, o portador do conhecimento e mensageiro dos deuses e através do Mercúrio como um elemento e símbolo tornou-se sinônimo de habilidades intelectuais, poéticas e artísticas. E com isso dito, o incorporamento feito por Manson do simbolismo deve ser muito claro. Na alquimia esse é o mais sublime dos elementos e sua personificação tomou a forma do Andrógeno; representado por meio-homem e meia-mulher. Essa imagem, obviamente, reflete a dualidade da luz e escuro, positivo e negativo, combinados como um, num perfeito equilibrio; Marilyn Manson. Isso é o que a representação de Manson representa na capa de Mechanical Animals.

Manson mais tarde revelou, antes do lançamento de Holy Wood que o título do album anterior era um anagrama para :

MAR1LYN MAN5ON
OOOOO Mechanical Animals
MAR1YN MAN5ON
is an Alchemical Man (Marilyn Manson é um homem alquímico)

Durante Holy Wood foi quando Manson na maior parte das vezes referia-se a si mesmo como Mercúrio, adotando o símbolo como seu próprio de várias maneiras. Uma dessas maneiras era o uso do Terceiro Pentaclo do Mercúrio no website TheLambOfGod.com durante o verão de 2000 como uma introdução para as novas imagens e temas de Holy Wood.

O Terceiro Pentaclo do Mercurio, tirado de A Chave do Rei Salomão (The Key Of Solomon The King) Símbolo do Mercúrio adotado por Manson, durante a era holy Wood
Direita; foto de Marilyn Manson e Dave Sardy, o produtor de Holy Wood, no verão de 2000, durante gravação. Acima deles pode ser vista a imagem do Andrógeno alquímico. Esquerda;

"A página introdutória de Aurora Consurgens é uma alegoria ao conhecimento, também conhecido como 'o vento do sul,' como um símbolo tanto do Espírito Santo como da totalidade da sublimação.

"Aqui, o vento do sul é representado por uma grande águia, gradualmente unindo os dois opostos. As três pernas nas quais o andrógeno fica em pé, refere-se ao 'de pé em três pés' o qual a replicância é exposta ao fogo. Depois da união, Sol diz para Luna, 'nós iremos nascer na ordem do mais antigo [isso é, 24 sublimações ou águias], então uma luz flamejante será derramada em mim e em você' (Senior Zadith, em: Aurora Consurgens)."

Alchemy & Mysticism: The Hermetic Museum por Alexander Roob
Foto de Manson (embora borrada) com três pernas como um estágio teatral antecipando The Grotesk Burlesk. Embora nenhuma foto disso exista, Manson também alegou ter usado outro número teatral na mesma época, na Europa, no qual ele tinha duas cabeças, ambas adições podem ser vistas como atributos no hemafrodita acima.
Manson como outra representação do andrógeno durante a era Holy Wood
Mais duas retratações do Andrógeno Alquímico

Esquerda; "Ulmannus (começo do século XV) começou, como Jacon Böhme, com a livre escolha do homem entre os mundos do amor e do ódio. 'Aqui você tem três reinos nos quais você desejaria estar, seus trabalhos estão de acordo.' O homem é criado fora do sol duplo.' O sol interior, espiritual encorpora o divino hemafrodita. Ele é a personificação da alquimia altruísta, consistindo de 'Jesus, a pedra masculina da pureza' (Mercurius/Espírito) e 'Maria, a pedra fêmea do amor' (Luna/Corpo). Sua união com Deus o Pai (Sol/Alma), o 'petrolith,' que fortalece contra todas as tentações diabólicas. Buch der heiligen Dreifaltigkeit (Livro da Santa Trindade), Século XV"

Direita; "Este ser andrógeno é a natureza espectral e imodesta de 'Lucifer Anti-Cristo e sua mãe: um corpo e alma, fixado e volátil. Nele consistem as artes naturais deste mundo.' Suas raizes são os sete pecados capitais. As quatro coroas são os elementos, representados pelo mais baixo quadrante no sistema de Ulmannu: Marte (fogo), Venus (água), Saturno (terra), Jupiter (ar), 'os elementos trazem o bem e o mal, separados eternamente'. Eles são negativamente unidos no 'sol negro memorial'como 'sol lapis e metal corporeal.'Buch der heiligen Dreifaltigkeit (Livro da Santa Trindade), Século XV"

Alchemy & Mysticism: The Hermetic Museum por Alexander Roob

Note o significado oculto de Mãe, Pai e filho, tema cuja canção "The love song" lida

Direita; uma das imagens que aparecem piscando no DVD Guns, God & Government. Esquerda; a imagem original que aparece em Alchemy & Mysticism: The Hermetic Museum por Alexander Roob.
"'Aqui nasce uma nobre imperatriz rica/ Os mestres disseram que ela é como a filha daqui. Ela se multiplica/ produz inúmeras crianças/ São imortalmente puras/ e sem nutrição. (...) Eu me tornei uma mãe/ e ainda permaneço uma donzela/ E estava na minha essência mentirosa. Que meu filho tornou-se meu pai/ Como Deus decretou num modo essencial. A mãe que me pariu/ Através de mim nascerá na Terra.' Rosarium philosophorum, 1550"

Junto com a representação de Mercúrio, a personificação de Manson como o Andrógeno também é simbólica na metade das músicas em Mechanical Animals. No trabalho artístico do album, na parte de trás da capa do mesmo é mostrado Manson vestido como Omega, o vocalista da banda fictícia 'Omega And The Mechanical Animals (Omega e os Animais Mecânicos)'. Ao invés da progressão das músicas serem cíclicas como em Antichrist Svperstar ou linear como em Holy Wood, Mechanical Animals representa a mesma era do tempo e espaço. Com a história contada com o Triptych dos albuns de Manson Antichrist Svperstar, Mechanical Animals e Holy Wood, uma história autobiográfica da vida de Manson, sobre um garoto crescendo e sendo influenciado pelo mundo e aguardando uma chance para mudá-lo, para começar uma revolução. Mas quando essa revolução foi decretada ela foi cessada, perigosa e qualquer método de mudança tornou-se outro produto. E o único meio de destruir a corrupção e para a revolução vazia é destruir o que você criou and e assim inerentemente, destruir você mesmo. Mechanical Animals representa o ponto na história de sua ascenção para a fama e onde a revolução torna-se outro mero produto. A metade do album representada por Omega And The Mechanical Animals mostra o lado público, o aspécto decadente e auto-indulgente disto. Contra a corrupção da da revolução, este lado do album é cheio de facetas no topo dos hinos vazios de desencatamento. A outra metade do album contudo, mostra não o lado público e indulgente, mas preferiu mostrar o conflito interno e não visto; a tristeza, inocência e sinceridade que foram perdidas diante dos holofotes. A capa do album reflete isso, apenas o lado reverso de Omega reflete a perspectiva indulgente e vazia disso. O Andrógeno demonstra sua frágil inocência infantil. E mais uma das representações esotéricas disso é que Manson possui seis dedos em sua mão esquerda. Numa pintura de Manson chamada 'Easter Sunday (domingo de páscoa)' (mostrada abaixo) ele tinha isto a dizer em consideração a mesma deformidade :

'Easter Sunday,' pintura aquarela feita por Manson Detalhe de Mechanical Animals, mostrando o sexto dedo angelical de Manson
"Este já tem alguns anos. É uma pintura de Páscoa, um objeto de feriado. Ela tem seis dedos, o que eu também tive na capa de Mechanical Animals. É uma referência a Serafim, uma referência religiosa. Diziam que anjos tem seis dedos numa mão."
Marilyn Manson,
Outono de 2002